domingo, 28 de novembro de 2010

O que é Biologia?

  Biologia (do grego: bíos = vida; logía = estudo)

     A Biologia é a ciência que abrange o estudo da vida e todos os mecanismos envolvidos. Além disso, também visa a questão da origem dos seres vivos e como estes evoluíram ao longo do tempo. Devido as diferentes tecnologias que têm sido inventadas, a Biologia acabou se dividindo em áreas específicas de estudo. Pode-se destacar a Embriologia, que é o estudo da formação e desenvolvimento do embrião, a Histologia, que é o estudo dos tecidos, a Botânica que é o estudo das vegetais, entre outras subdivisões.
   A ciência é um modo de buscar informações provenientes do mundo natural e a Biologia utiliza métodos específicos que se apresentam em duas partes: a primeira trata da evidência objetiva e direta, que pode ser baseada na observação ou na experimentação, ou nos dois. A segunda parte é o estabelecimento das relações entre os dados através da verificação dos fatos.
  Como todas as ciências, a Biologia, se assemelha a uma ameba por não ter um corpo definido, delimitado e imutável, ou seja, está em constante tranformação, reformulação e adequação, seja pela descoberta de novos fatos ou por uma nova interpretação de fatos já conhecidos. A importância desta ciência e suas subdivisões está na íntima ligação com a vida, em todas as suas formas. Sendo a chave para a sobreviência da espécie humana e do Planeta Terra.

                                                             Pri Boff

Bibliografia:
LOPES, Sônia. MENDONÇA, Vivian Lavander. BIO: volume 1. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 
   

Um comentário: